O que é?
A Osteopatia é uma abordagem da área da saúde, complementar a outras práticas. É indicada para quase a totalidade das pessoas e pode contribuir para o tratamento e manutenção de uma variedade de condições. Aborda principalmente o sistema neuro-musculo-esquelético, através dos músculos e articulações, podendo também abordar os sistemas visceral e craniano de forma complementar, proporcionando assim uma abordagem holística e centrada no problema de cada pessoa.
A ideia em que assenta a Osteopatia é que o corpo é um todo integrado e único, que contém mecanismos de auto-reparação que podem ser utilizados como parte do tratamento. Nenhuma parte do corpo funciona ou pode ser considerada de forma isolada. A avaliação baseia-se na entrevista, examinação de músculos, articulações e na observação de movimentos. O tratamento inclui uma variedade de técnicas manuais, como mobilização e manipulação articular, alongamentos e massagem profunda.
Algumas pessoas necessitarão apenas de um tratamento, enquanto que outras precisarão de tratamentos adicionais, dependendo da condição. O número de sessões será definido pelo próprio evoluir da condição.
Para a consulta deve trazer roupa confortável que permita movimentos amplos e pode trazer um familiar/amigo para assistir se assim quiser.
Em que pode a Osteopatia ajudar?
A Osteopatia aborda a pessoa como um todo, em vez de condições específicas. Por exemplo, um problema no joelho pode afectar também o pé, anca e coluna. Pode ajudar no alívio de sintomas de uma variedade de condições, tais como:
- Dor articular
- Dor geral, aguda ou crónica
- Dor cervical e lombar
- Dor de cabeça
- Dor no ombro e cotovelo
- Ciáticas
- Formigueiros e dormências
- Lesões desportivas e tensão muscular